Quais características afetam o desempenho de um gabinete ou rack para Data Center

Portas vazadas

Os fabricantes de cada servidor têm diretrizes específicas sobre a quantidade de espaço aberto necessário nas portas da frente. Espaço aberto refere-se à abertura da porta pela qual o fluxo de ar passa alinhado com a abertura de entrada de ar do equipamento – não se confunda com o espaço aberto entre a frente dos servidores e o gabinete. As portas devem ter no mínimo 50% de espaço aberto, para fornecer fluxo de ar frio suficiente para dissipar o calor gerado e garantir que o ar frio entre no equipamento instalado sem dificuldade. Quase todos os fabricantes de gabinetes e racks aumentam esse valor para 60% para evitar possíveis problemas com a garantia de fábrica dos equipamentos.

Portas vazadas ou em grade devem ser usadas na frente e atrás de todos os gabinetes e racks do servidor. Embora as portas da frente feitas de Plexiglas® às vezes sejam usadas por razões estéticas, elas fornecem fluxo de ar limitado e devem ser evitadas, a menos que utilize equipamentos que não produzem calor ​​- por exemplo, painéis de conexão. As portas vazadas promovem o fluxo de ar adequado para o equipamento, evitando o superaquecimento.

Igualmente importante, as portas traseiras devem ser vazadas ou em grade, para permitir que as emissões de ar quente provenientes dos servidores, deixem o gabinete e retornem à unidade de refrigeração, onde serão recicladas e voltem como ar frio

Todos os servidores devem ser instalados de 10 a 15 cm das portas frontais e traseiras do gabinete, para que haja espaço suficiente para acessórios, como alças e cabos, bem como para permitir o fluxo de ar.

É importante que os adesivos de informação ou logotipos, que estão em algum equipamento não bloqueiem o fluxo de ar pela frente.

 

Ventiladores montados na traseira

É possível aumentar a quantidade de calor removida do gabinete se houver ventiladores nas portas traseiras. Quando esses ventiladores fornecem mais PCM do que as ventoinhas do servidor, eles podem ser usados ​​em conjunto para aumentar o fluxo de ar em áreas específicas e ajudar a eliminar o ar quente emitido pelos equipamentos.

Além do aumento do fluxo de ar, esses ventiladores impedem a formação de pontos de calor. Eles podem ser monitorados e controlados para obter a máxima eficiência e seu RPM pode ser ajustado para atender aos requisitos do gabinete a qualquer momento. Você também pode adicionar novas ventoinhas aos servidores.

 

Ventiladores para Racks e Gabinetes

Em alguns modelos de distribuição de data center, a melhor maneira de eliminar o calor da parte superior do gabinete é instalar uma tampa perfurada ou um instalar um ventilador na parte superior. De qualquer forma, o uso de ventiladores nessa área, pode impedir a dissipação total do calor e até danificar o desempenho de todas as operações térmicas, enviando ar frio para fora do servidor e misturando ar frio com o ar quente emitido, desperdiçando energia que foi originalmente usado para transformar em ar frio. Também há preocupação com o fato de que um ventilador de montagem superior pode privar a cobertura dos servidores de ar frio, sufocando os ventiladores.

A maneira mais eficiente de resfriar os sistemas de piso elevado inclui racks com tampas sólidas, o que força a emissão de ar quente sair pela parte traseira do gabinete. Placas cegas, usadas para manter o ar frio dentro do equipamento, também ajudam a melhorar a eficiência.

 

Base dos gabinetes

Quando o ar resfriado é fornecido diretamente à base dos gabinetes, alguns problemas podem ocorrer. Primeiro, servidores localizados perto das bases podem bloquear o fluxo de ar. Além do mais, o ar frio que vai para a parte traseira do gabinete pode se espalhar em todas as direções, o que misturaria o ar quente com o ar frio e desperdiçaria energia. Esses problemas podem ser evitados se o ar frio vier direcionado pela frente do gabinete. Em alguns casos, os fabricantes usam gabinetes com dutos no piso, garantindo assim que os equipamentos recebam ar frio na mesma temperatura, criando uma câmara de ar frio completa na frente do equipamento. Isso garante que o equipamento montado na parte mais alta do rack receba o mesmo ar.

 

PROTEÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Com base em décadas de experiência, os produtos nVent Hoffman são excepcionalmente qualificados para proteger seus equipamentos nos ambientes mais desafiadores.

 

Saiba mais sobre nossas soluções em caixas, painéis elétricos e racks para Data Center: https://nvent-brasil.com.br/paineis-eletricos-e-racks-data-centers/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *